quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Pão de trigo com fermento natural

Fazer pão é realmente gratificante. A primeira vez que fiz pão para partilhar no clube de leitura Ler com Apetite foi para servir com uma manteiga polvilhada com pistácios e mel, inspirada num livro que nos levou a viajar até Paris. A reação foi tão positiva que fiquei com vontade de voltar a fazer pão para a degustação que fazemos no final das sessões.

No fim-de-semana passado, no sábado, tivemos mais um encontro do clube de leitura e decidi fazer dois pães para acompanharem a nossa degustação que teve, entre outras coisas, um requeijão com doce de amora, uma tábua de queijos e enchidos. Para além disso, o pão iria servir também para experimentarmos uma combinação que nos despertou a curiosidade, referida na obra A Cozinheira de Castamar, que é pão barrado com manteiga, polvilhado com açúcar e canela.

Como as receitas do pão foram muito pedidas, decidi partilhá-las, hoje, convosco. Começo com a receita do pão de trigo. Lembro que fazer pão é um processo e quando se faz pão com massa-mãe ou melhor, com fermento natural, é imperativo alguma organização e planeamento. Para terem uma ideia, de véspera, por volta das 9h da manhã, alimentei o fermento natural de trigo. Deixei à temperatura ambiente para crescer. Depois do almoço, amassei e comecei a fazer as dobras. Coloquei a massa no frigorífico, por volta das 19h30. No dia seguinte, por volta das 9h da manhã, tendi o pão e coloquei-o no frigorífico. Por volta das 11h aqueci o forno. Ao meio dia tinhamos pão cozido! Fazer pão é um processo!

Pão de trigo com fermento natural

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo T65 de força
350 g de água
150 g de fermento natural de trigo (1:2:3)
10 g de sal fino


1. Numa taça, misturar a farinha com a água. Tapar a taça. Deixar descansar cerca de 20 minutos.

2. Acrescentar o fermento natural e o sal. Amassar.

3. Colocar a massa numa caixa rectangular untada com azeite. Nas primeiras 3 horas, fazer dobras, de 30 em 30 minutos.

4. Passadas as 3 horas, guardar a caixa, no frigorífico de um dia para o outro.

5. Na manhã do dia seguinte, colocar a massa numa superfície polvilhada com farinha e tender o pão, dando-lhe o formato desejado.

6. Colocar o pão tendido, com a parte da costura para cima, num cesto de fermentação polvilhado com farinha de arroz. Tapar.

7. Guardar no frigorífico por cerca de 2 horas.

8. Aquecer o forno a 230ºC com um tacho de ferro fundido lá dentro. Entretanto, retirar o cesto com a massa do frigorífico e aguardar que o forno aqueça.

9. Colocar a massa dentro do tacho. E deixar cozer por 30 minutos. Retirar a tampa e deixar acabar de cozer por mais 20 minutos.

10. Retirar o pão do tacho e deixar arrefecer numa grelha.

6 comentários :

Ana Garcez disse...

Está receita de pão é realmente maravilhosa, obrigada pela partilha!

Anónimo disse...

Como é que se faz esse fermento?1,2,3? Não entendo.

Anjo-de-Mel disse...

Cada vez mais, é importante e urgente consumir produtos mais naturais e confeccionados de modo artesanal :) Bjinhos e obrigada pela partilha! Bom fds!

Laranjinha disse...

Obrigada, Ana. Um beijinho.

Laranjinha disse...

A proporção 1:2:3 significa as quantidade de água e farinha que usei para alimentar o fermento. Para uma parte de fermento usei 2 de água e 3 de farinha. Mas para saber mais recomendo o meu livro Vamos Fazer Pão.

Laranjinha disse...

É verdade. Concordo. Obrigada. Um beijinho.