quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Doce de chuchu com laranja e coco

No início de cada ano, gosto de rever como foi o ano anterior. Para me ajudar, revejo o album de fotos que fui tirando com o telemóvel e consulto a minha agenda. Apesar de toda a tecnologia, confesso que ainda gosto de ter uma agenda em papel onde vou colocando os meus compromissos e outras notas.

Em relação ao balanço, já vos falei do clube de leitura Ler com Apetite e dos livros que li no ano que passou.

Em termos profissionais, o ano passado, fiz workshops no Porto e voltei a fazer workshops em Lisboa. Soube bem voltar a fazer workshops em Lisboa, ou melhor, na Academia Auchan de Alfragide, que é um espaço que reune excelentes condições para este tipo de eventos. Fiz, também, pela primeira vez, um workshop no Cascais Food Lab, e correu muito bem. Foi uma manhã muito gratificante.

Em termos de showcookings, estive na Oficina da Regueifa e do Biscoito, em Valongo, onde preparei receitas com regueifa e biscoitos, típicos da região. Passei pelo Rock in Rio, desta vez no Parque Tejo Lisboa, com um showcooking no stand da Teka e voltei à festa do Continente, no Porto, a convite do azeite Oliveira da Serra, onde preparei uma receita de aproveitamentos. Estive no festival Read On, em Almada, a cozinhar os sabores da Primavera, com receitas frescas e cheias de cor. Voltei a ser jurada do concurso O Melhor Pastel de Nata de Lisboa e do concurso A Mesa dos Portugueses. Fazer parte do grupo de jurados destes concursos é mesmo muito gratificante.

Em 2024 participei em alguns programas de televisão e cozinhei várias receitas Em Direto da Minha Cozinha. Sabem que adoro receber-vos na minha cozinha, é uma forma de conversarmos. Para mim, é mais uma forma de partilha.

O ano passado, apoiei a minha família e ajudei a minha mãe na horta. Recebi os meus amigos em casa.

Das coisas que fiz, pela primeira vez, assim que me lembro, destaco viajar de avião de Lisboa até Faro, ter uma experiência, em família, numa sala Escape Room e fazer o meu próprio keffir. A vida tem sempre mais piada quando valorizamos as pequenas coisas, ou melhor, quando as pequenas coisas nos trazem um sentimento de felicidade e de conquista. Uma outra coisa que fiz, pela primeira vez, no ano que passou, foi doce de chuchu. Gostei tanto que decidi, fazer para oferecer no Natal. Deixo-vos, hoje, outra receita de doce de chuchu.

Doce de chuchu com laranja e coco

Ingredientes:
1,5 kg de chuchus
1 kg de açúcar amarelo
Raspa de 1 laranja
1 pau de canela
2 cravinhos
80 g de coco ralado


1. Descascar e ralar os chuchus para uma panela.

2. Acrescentar o açúcar, a raspa de laranja, o pau de canela e os cravinhos.

3. Levar a panela ao lume. O chuchu vai largar bastante água. Deixar ferver, em lume médio, até a água evaporar.

4. Retirar o pau de canela e os cravinhos. Triturar um pouco a mistura, deixando parte de chuchu sem estar triturado.

5. Acrescentar o coco ralado. Deixar levantar fervura e retirar do lume.

6. Distribuir o doce pelos frascos. Fechar e deixar arrefecer.

Depois de frios, colocar as etiquetas nos frascos. Costumo colocar o nome do doce e a data em que foi feito.

1 comentário :

Carolina disse...

Olá! Boa receita, não conhecia o que era o chuchu