quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Salada de curgete com queijo feta e amêndoa torrada

Gosto de ler romances e, de há uns anos para cá, que procuro ler romances em que a comida faça parte da história. Nestas férias de Verão, li:
- A Escola Culinária de Paris de Sophie Beaumont. Um livro com muitas referências de cozinha e pastelaria francesa;
- Um Chá em Tóquio de Julie Chaplin. Apresenta-nos alguns pratos tradicionais do Japão, para além de nos mostrar a importância do ritual do chá, para esta cultura;
- Os Segredos da Pequena Taverna Grega de Erin Palmisano. Depois de ler o livro, fiquei com vontade de visitar a Grécia;
- Com Uma Pitada de Canela de Elizabeth Acevedo. O livro conta-nos a história de uma jovem mãe solteira que, entre todas as dificuldades, encontra na paixão pela cozinha, um caminho para a sua vida. Um livro que se lê num instante e com algumas receitas.
A receita que partilho hoje, poderia estar numa obra de ficção. Imaginem um casal de jovens apaixonados, bonitos, cheios de alegria pela vida, que nas férias de Verão decidem viajar pela costa do mediterrâneo, escolhendo locais estratégicos que de alguma maneira estivessem associados ao amor.

Cansados da viagem, chegam a uma estalagem, na ilha grega de Corfu, já muito depois da hora do jantar. No dia seguinte, iriam visitar o Canal d’Amour, mas antes, era preciso jantar. A estalagem ficava isolada e não tinham vontade, nem energia, para irem procurar um restaurante. A cozinha da estalagem também estava fechada! O que fazer?

Depois de conversarem com a responsável da receção, ficaram deliciados com o que ela conseguiu arranjar, assim quase de improviso, uma salada de curgete com queijo feta e amêndoa torrada. Que bem que lhes ia saber!

Salada de curgete com queijo feta e amêndoa torrada

Ingredientes para 4 pessoas:
70 g de amêndoa laminada
2 curgetes médias
Sumo de 1 limão
1 dente de alho
2 a 3 colheres de sopa de azeite
200 g de queijo feta
Malagueta em flocos q.b.
Folhas de manjericão q.b.
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Colocar a amêndoa numa frigideira antiaderente e levar ao lume. Deixar alourar, mexendo. Retirar do lume e reservar.

2. Cortar as curgetes em fatias finas no sentido do comprimento, de preferência com uma mandolina.

3. Colocar as fatias de curgete numa taça. Adicionar o dente de alho espremido. Polvilhar com sal.

4. Guardar no frigorífico. Passado cerca de 30 minutos, mexer a curgete, para ajudar a distribuir os temperos da marinada. Deixar a marinar mais uma hora.

5. Escorrer a curgete. Secar as fatias de curgete com papel de cozinha.

6. Colocar a curgete numa taça e temperar com pimenta, flocos de malagueta a gosto e o azeite. Mexer.

7. Distribuir a curgete pelos pratos. Polvilhar com o queijo feta esboroado, a amêndoa tostada e folhas de manjericão a gosto. Servir.

1 comentário :

" R y k @ r d o " disse...

O aspecto é delicioso e super apetitoso.
Saudações cordiais