Faltam já tão poucos dias para o Natal. Ou melhor, faltam apenas nove dias para a chegada deste dia tão esperado. Este fim-de-semana vou a Santarém buscar a abóbora para os fritos de Natal, escolho sempre a maior de todas ou a que tenha alguma particularidade curiosa. Tornou-se uma pequena tradição. Para a semana, faço os últimos presentes comestíveis para os cabazes. E embrulho os presentes que ainda faltam. Este fim-de-semana, no sábado de manhã vou estar com um showcooking no Mercado Municipal em Abrantes, às 10h30, dedicado a presentes de Natal comestíveis e no domingo, será em Lisboa, no Mercado de Natal de Alvalade.
O meu contributo para as festas de Natal tanto do lado da família do Ricardo como da minha, é sempre na parte dos doces. De há uns anos para cá comecei a fazer o bolo-rei e este ano decidi fazer também uma trança com os sabores de Natal. A trança é feita com uma massa lêveda doce enriquecida com frutos secos e frutas cristalizadas. O Natal é uma época tão especial para fazermos pão!
Depois da trança cozida, deixei arrefecer, enrolei com película aderente e congelei. No dia 24 de Dezembro de manhã, descongelo-a e coloco-a num prato bonito. Se for necessário, volto a polvilhar com açúcar em pó. Há coisas que podem ser preparadas com antecedência de modo a podermos ter um Natal mais descansado e desfrutar, com alegria, dos momentos passados em família.
Trança de Natal
Ingredientes:
500 g de farinha de trigo T55
25 g de fermento fresco de padeiro
60 ml de leite morno
40 g de manteiga sem sal
100 g de açúcar
30 ml de rum ou vinho do Porto
4 ovos médios
1 colher de café de canela
1 colher de café de gengibre em pó
Sal fino q.b.
50 g de amêndoa triturada (granulada)
65 g de nozes
150 g de fruta cristalizada
1 ovo para pincelar
8 cerejas cristalizadas para decorar
Amêndoa lâminada q.b. para polvilhar
Açúcar em pó q.b.
1. Colocar 100 g de farinha numa taça. Adicionar o fermento previamente dissolvido no leite morno. Mexer até a massa ter absorvido o líquido. Formar uma bola. Tapar a taça e deixar levedar durante 30 minutos.
2. Colocar o pré-fermento já levedado numa taça. Adicionar a restante farinha, a manteiga, o açúcar, o rum, os ovos previamente batidos, as especiarias e o sal.
3. Misturar os ingredientes e depois amassar durante cerca de 8 a 9 minutos.
4. Adicionar a amêndoa, as nozes picadas e a fruta cristalizada, previamente passada por água e picada. Amassar para incorporar as frutas na massa.
5. Formar uma bola com a massa. Tapar e deixar levedar durante 1 hora ou até dobrar de volume.
6. Dividir a massa em três porções iguais. Formar 3 rolos ou tiras com aproximadamente 37 cm de comprimento cada, se necessário polvilhar a superfície de trabalho com um pouco de farinha. Unir as extremidades dos rolos e entrançá-los de modo a obter uma trança. Se os rolos tiverem muita farinha, pincele-os com um pouco de água para se unirem mais facilmente.
7. Colocar a trança num tabuleiro de forno polvilhado com farinha ou forrado com uma folha de silicone ou papel vegetal untado. Tapar e deixar levedar durante 30 minutos.
8. Pincelar a trança com o ovo batido. Decorar com as cerejas cristalizadas, previamente passadas por água para retirar a camada exterior de açúcar. Polvilhar com a amêndoa laminada.
9. Levar ao forno previamente aquecido a 180ºC durante aproximadamente 35 minutos.
10. Ao sair do forno polvilhar com açúcar em pó.
5 comentários :
Que linda trança,...deve estar deliciosa!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
As Coisas Dela,
muito obrigada.
Mary,
é uma excelente alternativa ou complemento ao Bolo-rei na mesa de Natal.
Obrigada.
Que lindo pão, Isabel.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/12/peixe-chefe-novamente.html
Maravilhosa! A minha está a levedar...
Enviar um comentário