Quando comecei a fazer pão uma das minhas primeiras dúvidas foi: - que quantidade de água usar? Se usar 500g de farinha qual a quantidade de água? O fermento sempre temos uma referência, a indicada nas embalagens. Mas a água para mim era o problema. A minha mãe que tem feito pão toda a vida, só pesa a farinha e o fermento. A água vai juntando à medida que amassa e a experiência diz-lhe quando está pronto. Mas para quem começa este método não nos dá segurança. Por isso, tinha mesmo de perceber como deveria calcular a quantidade de água a usar. Mais alguém se confrontou com esta dúvida?
Entretanto apercebi-me que no mundo da panificação tudo funciona com fórmulas. As receitas são fórmulas. E a fórmula básica de pão é:
Farinha | 100% | 500 g |
Água | 60% | 300 g |
Fermento | 3 a 4% | 15 a 20 g |
Sal | 2% | 10 g |
A partir daqui comecei a pensar sempre em 600g ou 600 ml de água por cada quilo de farinha. E fazer pão tornou-se ainda mais fácil. A fórmula passou a ser a minha referência. Mas isto não quer dizer que não haja farinhas com maior e outras com menor capacidade de absorção de água, dependendo da humidade que têm resultante do modo como foram acondicionadas ou até da época do ano em que as usamos. Para fazerem as contas, o ingrediente principal é sempre a farinha e os restantes são calculados em função dele.
No caso do sal, em Portugal, a legislação foi alterada e só permite 14g de sal por 1kg de farinha, ou seja, 1,4%. Mas o pão precisa de sal e eu continuo a seguir a percentagem dos 2%.
Todas as semanas faço um pão diferente. O último que fiz foi de tomate cozido num tacho de ferro. Para a semana explico-vos porque gosto de cozer o pão no tacho. Entre os pequenos almoços, sandes para a praia, o pão não chegou ao final da semana. Adoro fazer pão! E vocês? Vamos fazer Pão?
Pão de tomate no tacho
Ingredientes:
500 g de farinha T65
10 g de sal fino
250 g de tomate maduro
30 g de mel
45 ml de azeite
20 g de tomate seco em óleo
20 g de fermento fresco de padeiro
100 ml de água morna
1. Retirar a pele e as sementes ao tomate.
2. Ralar o tomate. Deverá obter 195 g, aproximadamente, de tomate ralado.
3. Colocar a farinha numa taça e em volta o sal.
4. Abrir uma covinha no meio da farinha e adicionar o mel, o tomate ralado e 30 ml de azeite.
5. Adicionar a água morna com o fermento dissolvido. Mexer muito bem.
6. Juntar o tomate seco picado e amassar durante 10 minutos.
7. Formar uma bola com a massa. Regar com 15 ml de azeite. Tapar a taça com um pano e deixar levedar durante 1 hora em local abrigado.
8. Numa superfície polvilhada com um pouco de farinha, enrolar um pão. Colocar num cesto. Tapar e deixar levedar durante 30 minutos.
9. Passados 10 minutos de a massa estar a levedar, aquecer o forno a 230ºC com um tacho de ferro fundido esmaltado com tampa lá dentro.
10. Findo o tempo, tirar o tacho do forno com cuidado porque está muito quente. Colocar o pão dentro do tacho. Tapar e levar ao forno durante 30 minutos.
11. Retirar a tampa do tacho e deixar alourar durante mais 10 a 15 minutos.
O puré de tomate foi contabilizado na percentagem de água a usar. Para ser mais fácil colocar o pão no tacho podem colocar a massa a levedar em cima de uma folha de papel vegetal. Na altura de a colocar no tacho é só agarrar pela folha. Para este pão usei um tomate carnudo, redondo, com poucas sementes. Podem fazer outras variações deste pão de tomate juntando à massa, por exemplo, alecrim fresco picado ou azeitonas.
15 comentários :
Que excelente ideia! Beijinhos
Cozinha100segredos,
ficou um pão tão bom!
Até a minha sobrinha mais nova adorou.
Um beijinho.
Super, hiper, mega... fantástica ideia! :-) Deve ser uma delícia... Mais uma vez, bem haja pela partilha! Claro que vou querer experimentar... ;-)
Beijitos,
e bom fim de semana!
Fazemos uma versão deste pão mas com tomate seco, tão booooom!!
https://bloglairdutemps.blogspot.pt/
Feltro nas Mãos,
obrigada. Se experimentar depois diga como correu.
Um beijinho.
Olá Ruth,
juntei os dois. Nesta altura tenho tomate da horta dos meus pais. E um pão de tomate é sempre uma delícia.
Também fazem no tacho?
Um beijinho.
Prometido! 😉
Que maravilhosa sugestão! :) Também gosto de fazer pão, fica tão bom! Tenho de fazer mais vezes!
Beijinhos Ana
https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/
Hum... para experimentar!
Ana,
entra no desfio: Vamos fazer pão? Todas semanas às sexta-feiras publico um pão. Vamos usar diferentes técnicas, farinhas.
Um beijinho.
As Coias Dela,
espero que goste. É tão bom fazer pão.
Um beijinho.
Este pão com uns ovos mexidos por cima faziam-me muito feliz :)
Beijinhos e bom fim de semana...
Blog: Guloso qb
A esta hora do dia este pãozinho... marchava cá com uma ponta!!!
Alho Francês - Blog Verde
Carla,
adoro ovos mexidos e com pão, uma maravilha.
Um beijinho.
Alho-Francês,
este pão cá em casa desapareceu num instante! Não chegou ao final da semana.
Um beijinho.
Enviar um comentário