Uma das coisas que me fascina no Natal são os presentes. Não que goste particularmente de andar nas lojas de um lado para o outro nas compras. Quando o faço por obrigação é tão cansativo. E quando não encontro nada que se adeque a quem quero oferecer um presente, é um verdadeiro stress. Mesmo que faça uma lista com hipóteses de presentes, a verdade é que nem sempre encontro coisas que gosto para presentear as pessoas que me são queridas. Por certo, que já passaram por situações idênticas.
Um dos hábitos que adquiri em família foi o dos presentes feitos em casa. O primeiro cabaz que vi oferecerem em família era composto com muitos produtos úteis para quem o recebia. A grandiosidade do cabaz fez-me pensar que há presentes tão bons, especiais e que às vezes basta usar a imaginação. Assim, pensar nos presentes para a família e amigos, torna-se muito mais interessante e divertido. Este ano já comecei a pensar nos cabazes ou kits para oferecer. A ideia é escolher temas para cada um e incluir produtos que façam sentido de acordo com o tema. Para terem uma ideia, cabaz para Refeições em 15 Minutos. Penso num conjunto de receitas e faço ou coloco no cabaz produtos que se adequem aos pratos rápidos que seleccionei. Nesse cabaz, que muitas vezes ganha a forma de um saco, cesto, ou frasco gigante, contém os produtos necessários para fazer as receitas nesses 15 minutos. Imaginem um cabaz com o tema Chá das Cinco. Preparo biscoitos, bolinhos e bolachas, faço uma selecção de diferentes chás que distribuo por frascos bonitos, coloco um frasco com mel e um pau de canela a aromatizar, faço cubos de açúcar, por exemplo. Se quiserem enriquecer o vosso cabaz, coloquem também duas chávenas, um bule e um passador para o chá. Fica um presente tão especial! Algo que é personalizado e que vai de certeza proporcionar bons momentos a quem o recebe.
Esta semana estive no programa Faz Sentido da SIC Mulher a falar de presentes feitos em casa para oferecer. Levei ao programa ideias muito práticas, que se fazem num instante, sem ser necessário estar horas de volta da cozinha. Uma das sugestões que levei foi extracto de baunilha. É algo que se prepara num abrir e fechar de olhos e que resulta num presente muito simpático. Eu uso muito o extracto de baunilha em bolos, bolachas e até em bebidas. Depois de feito, nunca mais se acaba. Só basta ir enchendo o frasco com o álcool usado, à medida que o vamos gastando.
Extracto de baunilha
Ingredientes:
500 ml de rum (ou vodka)
5 a 6 vagens de baunilha
1. Abrir as vagens de baunilha ao meio.
2. Colocar a baunilha numa garrafa.
3. Encher a garrafa com rum. Tapar e guardar em local escuro durante pelo menos 1 mês antes de usar.
Para que a infusão se dê mais rapidamente podem amornar um pouco o rum e depois colocar então na garrafa com a baunilha. À medida que o tempo vai passando o rum vai absorvendo os sabores da baunilha e ficando cada vez mais escuro. O extracto pode ser feito com vagens de baunilha usadas, sem as sementes.
Mais sugestões para presentes de Natal feitos em casa:
- Azeite aromatizado;
- Bolo de Chocolate no frasco;
- Broas de Mel;
- Manteiga de amendoim;
- Pasta de azeitona preta.
19 comentários :
Já sinto que recebi um presente este Natal. É gratificante haver pessoas que tem e transmitem a parte boa da vida. Adorei o meu presente....virtual.... mas lindo......!
Maria,
obrigada pelo carinho.
Um grande beijinho.
Oh que coincidẽncia!!! Ainda esta semana pus no meu blog uma receita de extracto de baunilha como sugestão para prenda de Natal!! Great minds think alike eheheh ;) adoooro extracto de baunilha, principalmente em bolos!!
http://bloglairdutemps.blogspot.pt/
Olá Miranda,
que engraçado! Faço extracto de baunilha há anos e só agora decidi publicar. :)
Adoro.
Um beijinho.
É muito fácil e muito melhor que o de compra! beijinhos
Super fácil de fazer,...
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Cozinha100segredos,
desde que fiz que nunca mais faltou extracto de baunilha cá em casa. O ano passado fez parte dos presentes de Natal e este ano também vai estar. :)
Um beijinho.
Mary,
é fácil de fazer e resulta muito bem.
Um beijinho.
Não fica o sabor do álcool, nos doces?
Não fica o sabor do álcool, nos doces?
Olá,
o álcool ao longo do tempo vai absorvendo os aromas da baunilha. Não noto que fique a saber.
Bela dica.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/12/pao-brioche-com-sementes.html
Que ideia fantástica!! Simples, mas muitooo original!! Adoro este tipo de presentes!!
Daniel - http://deaprendizachef.blogspot.com/
Obrigada, Clara.
Aprendiz a Chef,
muito obrigada. Faço extracto de baunilha há anos. Adoro usar em bolos e bolachas.
Pareceu-me ver também no programa um frasquinho com os ingredientes para chocolate quente...pode disponibilizar a receita? E parabéns pelo blog de abrir água na boca
Olá,
sim, apresentei também um chocolate picante no frasco. Usei 50 g de cacau em pó, 40 g de açúcar amarelo, uma pitada de pimenta-de-caiena, noz moscada e canela q.b., 35 g de leite em pó, duas colheres de sopa de pepitas de chocolate negro. As quantidades podem ser alteradas de acordo com o gosto pessoal e o tamanho da garrafa a usar. Depois é só juntar água quente. Espero que goste.
Susana,
é fácil de fazer e adoro usar. Cá em casa nunca mais faltou extracto de baunilha.
Um beijinho.
Nos últimos anos, nunca mais comprei extracto/essência de baunilha, é sempre caseirinha feita por mim :) Bjinhos e boa semana!
Enviar um comentário