Hoje é um dia especial para mim. Vou pela primeira vez apresentar um livro no seu lançamento. A Catarina Beato convidou-me e eu senti-me muito orgulhosa por fazer parte deste momento tão especial, para um autor, que é a apresentação do seu livro. Hoje, às 19h, vou estar na FNAC do Chiado ao lado da Catarina a apresentar o seu mais recente trabalho, Dieta das Princesas, edição da Marcador. Apareçam!
E como os dias de Inverno continuam frios, hoje, deixo-vos mais uma sugestão de comida de conforto. O molho de tomate e atum foi feito para um artigo sobre molhos para a edição de Novembro de 2013 da revista Saber Viver.
Ingredientes:
1,5 kg de tomate maduro
1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura
1 talo de aipo
2 folhas verdes de alho-francês
1 dl de azeite
2 latas de atum ao natural
80 g de azeitonas pretas às rodelas
Sal e pimenta-preta q.b.
1. Escaldar o tomate em água a ferver durante 5 minutos. De seguida, escorrer a água quente, passar o tomate por água fria.
2. Limpar o tomate de peles e sementes.
3. Levar ao lume uma panela com a cebola e os dentes de alho picados, e o azeite. Assim que a cebola quebrar, adicionar o tomate picado, a cenoura aberta ao meio, o talo de aipo e as folhas de alho-francês. Temperar com sal e pimenta preta a gosto.
4. Deixar cozinhar, em lume brando, até parte do molho se ter evaporado ou até a cenoura estar cozida.
5. Retirar a cenoura, o talo de aipo e as folhas de alho-francês do molho. Juntar o atum previamente escorrido e as azeitonas. Cozinhar durante mais dois a três minutos e retirar do lume.
6. Servir o molho com 400 g de laços cozidos em água e sal, seguindo as indicações da embalagem. Depois da massa cozida, escorrer e envolver no molho.
16 comentários :
Uma bela refeição.
Bjs, Susana
Olá Laranjinha! :) Gostei muito de a conhecer e quando venho aqui e me deparo com a minha comida preferida - massa com atum e muito tomate!!! - pronto, fiquei ainda mais rendida! ;) Quando quiser fazer aí um ataque ao guarda-roupa, é só dizer! ;) ***
http://www.look-a-day.com/
Esse molho de tomate ficou com uma cor bonita e vibrante.
Que aspecto delicioso! Fiquei com vontade de as fazer para o meu almoço ;)
http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/
ola. Estive ontem na fnac a assistir ao lançamento do livro da Catarina e gostei mto da apresentação que fez dela e do que vos une. Muitos parabéns. E parabens tb por este site. Tem receitas deliciosas - sei pq já fiz algumas. bjnh.
desculpe a minha ignorância mas retira-se a cenoura, o aipo e as folhas de alho francês e depois que faço com as mesmas? não são para adicionar ao molho?
Olá Carla,
eu costumo retirar, pretendo apenas que esses legumes aromatizem o molho. Mas se quiser, pode cortar em cubinhos bem pequenos a cenoura e o aipo e deixar ficar no molho. As folhas verdes de alho-francês aconselho mesmo a retirar, porque são mais duras.
Um beijinho.
Anabela,
muito obrigada. O seu comentário deixou-me muito contente.
Um beijinho.
Ovelha Negra,
obrigada. Espero que goste.
Um beijinho.
Masterchef cá de casa,
muito obrigada.
Olá Anita,
eu também gostei muito.
Também adoro massas.
Depois de ler a experiência da Catarina, fiquei com vontade de dar a volta ao roupeiro. :)
Obrigada.
Um beijinho.
Susana,
um prato de massa sabe sempre tão bem.
Um beijinho.
Susana,
o molho de tomate com atum fica tão bom.
Um beijinho.
Mal posso esperar por poder experimentar esta receita! :) A minha única dúvida é em relação ao aipo, que não aprecio muito, pessoalmente. Não sei se haverá outro ingrediente que o possa "substituir". :)
Joana,
eu costumo usar o aipo para dar sabor. Mas se não gosta, pode simplesmente não usar. Não sendo em substituição, mas caso queira fazer a receita, pode colocar, por exemplo uma folha de louro.
Um beijinho.
Hmm, gosto de pratos assim :) Bjinhos.
Enviar um comentário