O ano passado por esta altura andava numa viagem por Itália, com início em Roma e que terminou num passeio pelo Lago Como, perto de Milão. Uma das coisas que os italianos valorizam para além da pasta é o molho. E assim com uma variedade enorme de diferentes tipos de massa, fazem pratos cheios de sabor, com molho de tomate e queijo que nos deixam a sonhar por mais. E foi com um misto de saudosismo que decidi nesta semana dedicada ao tomate fazer um prato a lembrar as férias de Verão do ano passado.
Molho de tomate com manjericão
Ingredientes:
2Kg de tomate
1 cebola grande
2 dentes de alho
1dl de azeite
1 folha de louro
2 talos de aipo
1 cenoura
20 folhas de manjericão
sal e pimenta preta de moinho q.b.
1. Escaldar o tomate e limpá-lo de peles e sementes. Picar a polpa.
2. Num tacho, refogar em azeite a cebola cortada em meias luas e o alho esborrachado e depois picado, até a cebola quebrar, mexendo de vez em quando.
3. Acrescentar o tomate, o louro, os talos aipo de aipo cortados em quatro, a cenoura cortada em quatro e as folhas de manjericão. Temperar com sal e pimenta a gosto. Deixar cozinhar até a cenoura estar cozida.
4. Retirar a cenoura, o louro e o aipo. Triturar a mistura com um passe-vite.
5. Levar o molho novamente ao lume brando e deixar apurar durante 20 minutos.
6. Colocar num frasco esterilizado com capacidade de 750ml e guardar no frigorífico.
Depois de ter o molho feito faz-se um prato de pasta em menos de 10 minutos. Para isso basta cozer a massa, usei 250g de spaghettoni fresco que cozeu em 8 minutos em água a ferver temperada com sal. Depois aqueci várias colheradas de molho de tomate a que juntei uma mão cheia de folhas frescas de manjericão. Coloquei o molho por cima da massa, envolvi. Por fim, polvilhei com queijo Grana Padano ralado e foi comer até não haver nada. Tão bom! Num bom prato de massa, o molho faz toda a diferença.
Cá em casa, o molho de tomate consome-se em três ou quatro pratos de massa. Por isso, acabo por não o guardar em pequenos recipientes com mais ou menos uma dose para dois e congelar.
13 comentários :
Tive a sorte de conviver muitos anos com uma familia napolitana e aprendi a fazer o molho de tomate - o tal "sugo" como os italianos o chamam. Todas as semanas a mamã Napoli fazia uma panelada de molho de tomate e dizia-me que a essência é deixar cozinhar muito muito tempo...Este seu prato faz-me lembrar bons momentos...
Há 3 anos o meu irmão esteve de Erasmus em Milão!!!Como é óbvio foram várias as visitas e passeios! O que dizes é bem verdade... valorizam imenso o molho! Acho que o segredo dos pratos de massa deliciosos está mesmo ai :)
O teu prato fez-me voltar àqueles lados :) Obrigada pela viagem!
Um beijinho
Olá!!
Um prato de massa é sempre uma alegria!!Colorido, suculento...!!Gostei da dica do molho!!Os tomatinhos das fotos estão uma pintura!! Bjs, Dy.
E este molho de tomate também serve para as pizzas. Na pizza nunca coloco polpa de tomate, coloco sempre um molho de tomate e manjericão - a pizza fica logo com outro sabor, é incomparavelmente melhor :)
ESte molho de tomate ficou simplesmente divino, estou levando comigo.
bjo
Olá laranjinha, obrigado pelo coment na sopa de pepino, mas eu não estou no sapo, em tempos importei o blog para lá e ia fazendo atualizações a partir do blogspot, mas os senhores do sapo não gostaram e desarranjaram-me tudo,pelo que desisti do sapo e fiquei mesmo pelo blogspot se quiser dar uma olhada :-))http://artes-viagens-sabores.blogspot.pt/
Obrigado
Está com um aspecto maravilhoso!
Tal e qual as verdadeiras pastas italinas, que delicia!!
Esta vou levar, para experimentar.
Um regalo para a vista e com certeza para a boca. ;)
Beijinhos
Olá Laranjinha!
Gostei muito! Manjericão, tomate e massa agradam-me muito!
Beijinhos!
Um prato com massa é sempre muito apreciado aqui por casa, mas esse molho ficou a piscar-me o olho :)
Vou trazer .
Beijinho doce :)
olá, manjericão com tomates fresco é uma combinação mais que perfeita.
Adorei.Beijos e tudo de bom.
Já tenho uma quantidade deste molho no congelador, adoro e além disso é excelente para preparar num repente massas, arrozes e outras comidas. Além de que aproveitamos para gastar tomates, aipo, cenouras e basílico que estão a 'sair pela terra fora' :))
Da italiana e napoletana vi dico grazie!!! Amo il vostro Portogallo e la vostra buona cucina!!! Beijos! Carolina
Enviar um comentário