segunda-feira, 17 de maio de 2010

Bacalhau salteado com grelos


Todos os anos gosto de ir à Feira do Livro de Lisboa e este ano não foi excepção. Só lá fui uma vez. Ainda tentei combinar com umas amigas, mas por um ou outro motivo acabámos por não combinar nada verdadeiramente. Mas até dia 23 Maio ainda vamos a tempo.

Este ano a minha ida foi a uma sexta-feira ao final da tarde e, não sei se foi pela vitória do Glorioso ou se pela vinda do Papa, o que é certo é que fui bastante comedida nas compras ;). A Rotas das Especiarias de John Keay foi a minha única aquisição. Mas a Feira do Livro vale também pelo espaço onde decorre, em pleno Parque Eduardo VII. Permite-nos dar um passeio no parque e, em dias de sol, as sombras das árvores convidam a uma paragem. Sabe muito bem estar ali, sentada na relva, a ler um livro ou apenas a saborear o momento. Para mim, a Feira do Livro cria este ambiente e o espaço convida à leitura.

Este ano gostei ainda mais do espaço da Feira do Livro. Para além das tradicionais farturas, cachorros, bifanas, gelados e doces regionais, este ano encontrei outros quiosques: um quiosque muito simpático com cupcakes, pão-de-ló de chocolate, entre outras iguarias, um outro dedicado à ginjinha de óbidos e outro ainda com gomas, chupa-chupas, etc.


Num dos livros que folheei na feira vi uma receita de bacalhau à Gomes de Sá. Desde esse dia que fiquei com vontade de fazer um prato de bacalhau. Um destes dias encontrei na revista TeleCulinária nº 1356 de Abril de 2005 esta receita a que não resisti.

Ingredientes:
3 postas de bacalhau
1 molhinho de grelos
600 g de batatinhas para cozer
2 cebolas
3 dentes de alho
1,5 dl de azeite
2 tomates
pimenta
2 ovos cozidos
azeitonas pretas


1. Cozer o bacalhau. Depois de cozido, escorrer e limpá-lo de peles e espinhas. Por fim, Lascá-lo

2. Cozer os grelos.

3. Cozer as batatas cortadas ao meio ou aos quartos.

4. Num tacho largo, levar ao lume o azeite com a cebola às rodelas, os alhos e, quando quentes juntar o tomate cortado em cubos, as batatas, os grelos e o bacalhau. Mexer.

5. Temperar com pimenta e rectificar o sal se necessário.

6. Servir decorado com ovos cozidos e azeitonas.

Este prato fica muito saboroso. A cebolada faz a diferença.


13 comentários :

Sandra G disse...

Fica mesmo bom.Uma apresentação linda.

Bjs

Suzi disse...

Excelente bacalhau! E lembrar-me que não gostava de grelos, o que eu andei a perder durante imensos anos! Bjs

Margarida disse...

Pratos de bacalhau são sempre bem-vindos. : ) Abriste-me o apetite..
beijinho e boa semana!

moranguita disse...

sao sempre uma maravilhas pratos de bacalhau.
mais uma bela sugestao
beijinhos e boa semana

Susana Gomes disse...

A feira vai salvar-se com esta semana extra, pois as minhas duas visitas foram brindadas com muito vento e uma delas até mesmo com chuva...
Comprei um livro de ervas aromáticas da Gulbenkian fantástico.

Perfeito este teu bacalhau!
:)

Beijinhos

ameixa seca disse...

Ontem deu-me uma vontade estúpida de comer grelos com a dourada assada e não os tinha. Fiquei mesmo só na vontade :) Aqui ainda não foi a Feira do Livro, é só em Junho mas é muito pobrezinha, tenho que ver se vou à do Porto este ano :)

Sandra B. disse...

Que belo pratinho!

Vou já experimentar!

Beijinhos!

Marina Mott disse...

As fotos estão lindas e convidativas: primeiro para um passeio no parque e livros!! (amo livros, até o cheiro deles!!) depois, oba!, comer este bacalhau que está com um aspecto...
Ótimo post! Um beijo e boa semana!!

Suzana disse...

Querida Laranjinha,
Deve ter sido de ter visto o Papa no dia em que fui à feira (o senhor passava no Marquês quando eu deixava o Parque Eduardo VII) também fui muito espartana nas minhas aquisições este ano e não comprei um único livro de comidas...

O bacalhau tem um óptimo aspecto e eu sem ter almoçado!

Bj e boa semana

Tiago Lopes disse...

Sim bela apresntação...a microsoft nunca mais inventa um sistema para comer pelo ecrã do computador!!!

Babette disse...

Que belo aspecto tem este prato do fiel amigo!....
Tb não perco uma ida à feira do livro!.... faz parte daqueles rituais saborosos!...
Babette

Mais do que palavras disse...

Adoro este blog :) Já à muito tempo que venho aqui "roubar" receitas :P Gosto da forma como jogas com a comida e a fotografia, duas coisas que gosto bastante. Parabéns :)

Pami Sami disse...

ai ai... Lindo, que maravilhoso prato!!! Aqui onde moro é impossivel arranjar bacalhau como o nosso! De modo que só posso saciar os meus desejos quando regressar a Portugal! Esta receita ficou debaixo de olho ;-)